A Turma

A Turma 10.CP.01.001

Posso afirmar com toda a segurança que tive muita sorte com a turma a que pertenço. A entrada num novo grupo constitui sempre uma novidade e, confesso que na altura estava bastante expectante em relação àqueles que foram ao longo destes últimos 12 meses meus companheiros de curso.

Foi agradável verificar como apesar das diferenças de idade, cultura (na perspectiva da nacionalidade), formação e obviamente feitios, todos souberam conviver e também manter o espírito de entre-ajuda, talvez a característica que melhor define a turma em si.

Naturalmente que não esteve isenta de momentos mais infelizes. Os conflitos anda a par da harmonia, nem sempre a concordância é unânime, mas, e tirando um ou outro episódio, tudo correu muito bem.

Agora, a uma semana de irmos para estágio, é com alguma saudade que recordamos alguns momentos mais marcantes como as primeiras aulas práticas de panificação, pastelaria e cozinha e relembrar como estávamos ansiosos. Todos temos fotos desses momentos, e, qual caderneta e respectivos cromos, estão neste momento a ser partilhadas para inclusão no Portfólio Reflexivo de Aprendizagem, prova mais uma vez da união, trabalho em equipa e espirito de ajuda da nossa turma.

Durante o curso assistimos à saída do nosso colega Alberto, em virtude da sua licenciatura em Arquitectura pressupôr um estágio cujo horário não seria compatível com o horário do nosso curso. Como o sonho de ser arquitecto foi maior que o de ser cozinheiro, o Alberto em 9 de Setembro de 2010 lá nos deixou.
Desejámos-lhe naturalmente boa sorte.

A Sofia que tinha entrado para a nossa turma quase na mesma altura, entretanto também saíu devido a uma oferta de trabalho naquilo que mais gostava de fazer, o CakeDesigning. 

O nervosismo agora é outro;  já todos sabemos os locais onde vamos estagiar, uns em cozinha, outros em pastelaria, assim como das datas das avaliações sendo dia 9 de Maio a data final, que espero não significar o fim daquilo que a turma construiu durante este período mas apenas mais uma etapa alcançada.




09.09.10, data da saída do Alberto, 1ª fila, 4º a contar da direita, com o Filipe Gameiro, nosso Formador de Pastelaria. A Sofia, em pé, 1ª à esquerda também saiu entretanto.



09.09.10, data da saída do Alberto, em pé, 5º a contar da direita, entre os formadores Filipe Gameiro (Pastelaria), 4º a contar da direita e Acácio Martins (Panificação), 6º a contar da direita. Após a saída do Filipe, o Acácio ficou com a Formação de Pastelaria.





A 1ª foto da turma em 26.03.10, data em que recebemos os cartões de ponto


As Prendas para o António

Ainda o António não tinha nascido e já a turma o tinha adoptado como seu. Prova disso foram as prendas dadas no dia 4 de Maio de 2010, três dias após nascer, em que para além da turma participaram a nossa mediadora e alguns formadores. Mais uma vez agradeço a todos, assim como o António, pelo gesto; o palhaço musical foi muito útil para o distrair e adormecer, continuando a ser um dos seus brinquedos preferidos. O albúm aos poucos vai sendo preenchido e o avental continua a ocupar um lugar de destaque no escritório lá de casa. Ficam as fotos desse momento.