O CFPSA

Historial

O Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar (CFPSA) é um centro protocolar de gestão participada, fundado em 24 de Julho de 1984, fruto da fusão da Escola de Confeitaria e Pastelaria de Lisboa com a Escola de Panificação de Lisboa e de um acordo firmado entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e diversas associações:

·        ACCCLO - Associação dos Comerciantes de Carnes do Concelho de Lisboa e Outros;
·        ACIP - Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares;
·        AIPAN - Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte;
·        ARESP - Associação da Restauração e Similares de Portugal;
·        ARTOGEL - Associação Portuguesa dos Geladeiros Artesanais;
·        SITESE - Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Hotelaria e Serviços.

O protocolo de criação do CFPSA foi homologado e publicado na Portaria nº446/87, de 27  de Maio, posteriormente alterada pela Portaria nº354/97, de 26 de Maio, pela Portaria nº669/99, de 18 de Agoso, e, finalmente, pela Portaria nº114/2003, de 29 de Janeiro.

Conforme consta nestes diplomas legais, o CFPSA é um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e com património próprio, tendo assim a natureza jurídica das associações públicas de carácter misto, integradas na chamada administração autónoma do Estado, referido no artigo 199º, alínea d), da Constituição da República Portuguesa. A sua gestão é tripartida, entre os representantes da Administração Pública, das associações empresariais e da associação sindical 

Missão

O CFPSA tem como primordiais objectivos preparar e habilitar profissionais para o desempenho das múltiplas actividades que integram o sector alimentar, por um lado, e, por outro, a colaborar na concretização das políticas e metodologias que visam a promoção da segurança alimentar, nomeadamente a implementação do sistema HACCP. É desta forma que o CFPSA pretende contribuir para o aumento da qualidade na prestação de serviços das empresas do sector alimentar.

Valores

No desenvolvimento da sua missão, o CFPSA tem uma preocupação permanente em assegurar um elevado nível de qualidade na formação que ministra. Para tal, é necessário um investimento constante na inovação dos processos formativos e na valorização permanente dos seus colaboradores. São estes os valores essenciais para assegurar a satisfação dos clientes da CFPSA.

Formação Profissional

As acções de Formação Profissional desenvolvidas pelo CFPSA, que é uma entidade formadora devidamente acreditada pelo IQF – Instituto para a Qualidade na Formação, distribuem-se por quatro grandes áreas:

·        Panificação e pastelaria;
·        Cozinha e serviço de mesa;
·        Laboratório de controlo de qualidade para a indústria agro-alimentar;
·        Corte e preparação de carnes.

Dentro destas áreas,  o CFPSA desenvolve acções de formação profissional qualificante com dupla certificação, escolar e profissional, destinadas a pessoas à procura do primeiro emprego e a desempregados à procura de novo emprego, acções de aperfeiçoamento e especialização destinadas a activos empregados e acções de formação de formadores.

A partir de necessidades de formação, diagnosticadas pelos seus técnicos ou detectadas pelos próprios empresários, o CFPSA disponibiliza-se também para efectuar acções de formação à medida, em empresas que o solicitem, nas instalações do CFPSA ou em instalações próprias da empresa.

Laboratório de ensaios

O CFPSA possui nas instalações da sua sede (Pontinha) um Laboratório de Ensaios acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, desde 1996, que procede a ensaios microbiológicos e físico-químicos a uma grande diversidade de alimentos, sejam matérias-primas ou produtos confeccionados.
Todas as empresas da restauração e similares (restaurantes, pastelarias, cafetarias, etc) ou outras (talhos, supermercados, peixarias, etc.), que pretendam efectuar análises aos seus produtos, podem recorrer aos serviços do Laboratório de Ensaios do CFPSA.

Depois das colheitas de amostras e realização dos ensaios, nos termos da legislação em vigor, os resultados são emitidos num prazo de oito dias úteis, acompanhados de um parecer técnico, sendo garantida a sua absoluta confidencialidade.

Localização

O CFPSA tem a sua sede na Avenida 25 de Abril, Pontinha, concelho de Odivelas, local onde se situam os seus serviços administrativos, o Laboratório de Ensaios, o Auditório, o Restaurante, o Refeitório, o Centro Novas Oportunidades e várias oficinas para aulas práticas de Panificação/Pastelaria e de Corte de Carnes, bem como diversas salas para aulas teóricas.

O CFPSA possui delegações no Porto, Coimbra e Loulé, onde existem oficinas de Panificação/Pastelaria, salas para aulas teóricas e serviços administrativos, e tem também três unidades móveis – uma de Panificação/Pastelaria, outra de Cozinha e outra de Corte de Carnes.

Para além da sede, delegações e unidades móveis, o CFPSA disponibiliza-se para ministrar acções de formação em qualquer lugar onde existam condições físicas para o efeito. São por isso relativamente vulgares a realização de acções em empresas, escolas, outros centros de formação, etc., tanto no Continente, como nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, e mesmo no estrangeiro.

Sede                                                                                                                          

Avenida 25 de Abril, nº22 1679-015 Pontinha
Tel. 214 789 500 Fax. 214 796 120
Apartado 308 1679-0901 Pontinha
www.cfpsa.pt

Instalações onde estão localizadas as oficinas