quinta-feira, 3 de março de 2011

Língua Inglesa na Cozinha/Pastelaria

09.09.10 – 27.10.10
25 h
Formador: Paulo Garrido
Método de avaliação: realização de 1 trabalho individual


Objectivo: Utilizar a língua inglesa na cozinha/pastelaria

A reflexão feita ao módulo Língua Francesa na Coz/Past. aplica-se na íntegra ao módulo de língua inglesa; para mais, esta é a minha preferida.  A mesma importância de que se reveste o conhecimento de línguas para o profissional de cozinha e/ou pastelaria é também aqui aplicada.

As aulas tiveram a mesma duração e intensidade, tendo o formador feito questão de falar sempre  em inglês, não tendo porém sido do agrado de todos. À parte isso, as aulas decorreram normalmente, e ficámos com as bases essenciais e o nosso vocabulário mais enriquecido. Actualmente, quando vejo o canal de Tv por cabo Foodnetwork que é totalmente em inglês (algumas rubricas são legendadas), consigo perceber no geral do que estão a falar.

O nosso formador sempre motivou os formandos a participarem activamente nas aulas, e a todos foi dada essa oportunidade. Para além de ficarmos a conhecer os principais vegetais, peixe, carne, fruta, bebidas, assim como os utensílios e os verbos, ex: cozer (to boil), assar (to roast), fritar (to fry), aprendemos como alguns pratos internacionais são confeccionados, a completar e descrever receitas e, através de diálogos, como atender um cliente numa mesa de restaurante e receber o seu pedido.

Por forma a sermos avaliados, apresentámos um trabalho consistindo na tradução para inglês de uma receita portuguesa bem como de um cocktail.

Para finalizar, deixo a indicação de alguns termos e palavras que mais mereceram a minha atenção:
Leek (alho francês), Cucumber (pepino), Chives (cebolinho), Persimmon (dióspiro), Dressing (molho para pratos frios), Sofrito (refogado), To taste (q.b.), Colander (passador), Puff pastry (massa folhada), Roll out the dough (estender a massa), Mortar and pestle (almofariz e pilão) and Beat the egg whites in stiff peaks (bater as claras em castelo). 

Trabalho: Creamy Codfish and Cocktail Recipe

Sem comentários:

Enviar um comentário