quinta-feira, 3 de março de 2011

Gestão da Qualidade

01.07.10 – 28.07.10
25 h
Formador: Jorge Mascarenhas
Método de avaliação: realização de 1 trabalho de grupo e 1 teste final


Objectivo: Desenvolver procedimentos para o cumprimento das normas e sistemas de gestão da qualidade.

Confesso que este foi o módulo que menos interesse me despertou e no qual senti algumas dificuldades em perceber o seu conteúdo, bem como saber como estudar para o teste final.  Mas, como para tudo, ou quase tudo há uma solução, o facto é que o módulo foi validado, também porque e apesar das dificuldades, me empenhei nesse sentido.

Tal como o nome indica, aprendemos o que significa gerir e o que significa qualidade: gerir é organizar, planear, ponderar, para posteriormente aplicar e controlar; a qualidade sugere confiança e satisfação. Apesar de não ser obrigatória por lei, pelos motivos óbvios constitui um dever ético.

Enquanto consumidores ou prestadores de bens e/ou serviços gostamos que o produto final se caracterize pela qualidade. A este propósito, entende Davidoff com as suas três leis que: 1ª) Satisfação = Percepção – Expectativa; 2ª) a primeira impressão é a mais importante e 3ª) a orientação para a qualidade não é, por si só, garantia de um bom serviço, pois há que perceber o que o cliente quer. Nesse sentido, pode entender-se que a gestão da qualidade mais não é do que um sistema para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade.

No âmbito deste módulo aprendemos que a Comissão Europeia de Normalização deu origem em Portugal ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) e este por sua vez deu origem ao Instituto Português de Acreditação (IPAC) que tem três funções:
1ª) Acredita Laboratórios;
2ª) Sustenta a acreditação dos organismos certificadores (OC’s), como por exemplo, a Associação Portuguesa de Certificação (APCER);
3ª) Acredita Organismos de Inspecção (OI’s), como por exemplo, os Centros de Inspecção Automóvel.
A certificação da organização faz-se através das ISO’s (International Standard Organization), o que vai fazer com que aumente o reconhecimento público e a competitividade externa ao mesmo tempo que promove a imagem junto do cliente.

Considero que o módulo em si é importante e também relevante para percebermos que  a gestão da qualidade assenta no esforço de todos os que integram a organização, pelo que há que saber vestir a camisola, há que ir de encontro às necessidades do cliente, fazer muita projecção, saber se o produto se adequa à finalidade para que foi produzido e se satisfaz as necessidades do cliente. Imprescindivel é que haja uma melhoria contínua afim de não nos passarem à frente.

Como método de avaliação deste módulo, para além da realização de um teste final, foi ainda realizado um trabalho de grupo que consistiu na criação de uma empresa de ar condicionado, mencionando a sua visão, nome, missão, política e objectivos de qualidade e respectivo slogan.

Trabalho: Gestão da Qualidade


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