quinta-feira, 3 de março de 2011

Implementação de Práticas de Gestão de Recursos Humanos

15.02.11 – 22.02.11
25 h
Formador: Raúl Santos
Método de avaliação: realização de 1 trabalho individual


Objectivo: Implementar práticas de gestão de recursos humanos

A importância deste módulo prende-se com o facto de num mundo onde cada vez mais as pessoas estão dependentes do seu trabalho para realizarem os seus projectos, e onde a competição chega por vezes a ser feroz com a política do vale tudo, aprendermos a perceber a perspectiva do empregador (útil para quem a médio ou longo prazo pense em estabelecer-se por conta própria e contratar colaboradores) e perceber o que se entende por gestão de recursos humanos.

Esta é entendida como o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as acções que têm como objectivo a integração do trabalhador no contexto da Organização, e o aumento da sua produtividade; a saber: recrutamento, selecção, treino, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação do pessoal.

É importante perceber que a gestão de recursos humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das tarefas de gestão de pessoal, tendo vindo a evoluir a par da história da administração.

Uma descoberta importante foi a da relevância do factor humano na empresa, pois as relações humanas constituem um processo de integração de individuos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e encontrem nesta a satisfação das suas necessidades sociais e psicológicas.

Pelo exposto, percebe-se a importância de que se reveste a gestão de recursos humanos, pois o seu gestor deverá ser um profissional capaz de comunicar de maneira eficaz com a direcção superior, com as hierarquias intermédias, com os colaboradores e com os públicos externos; propor critérios e elaborar instrumentos para a selecção de pessoal requerida pela empresa; definir padrões e construir instrumentos para a avaliação de desempenho dos colaboradores; avaliar os cargos e funções da empresa, com vista a identificar os requisitos que devem possuir os seus ocupantes; avaliar o valor relativo de cada função, para subsidiar as políticas de salários e benefícios e elaborar projectos de formação e desenvolvimento de pessoal.

A perspectiva do trabalhador também não foi descurada; tal revelou-se no facto do formador pedir que respondessemos a uma oferta de emprego para um cozinheiro/a num Hotel elaborando um Curriculum Vitae acompanhado de carta de apresentação. O objectivo consistiu em percebermos o que se deve e não deve incluir nestes documentos, a fim de termos a oportunidade de chegarmos à fase da entrevista. Nesta fase igualmente foi-nos ensinado omitir o que nos poderá prejudicar e fazer sobressair o que nos poderá valorizar.

No decurso do módulo visualizámos 2 filmes, “Recursos Humanos” e “Em Busca da Felicidade”, sobre os quais incidiram os nossos trabalhos para efeitos de avaliação final.

Trabalho: Implementação Práticas Gestão Recursos Humanos

Sem comentários:

Enviar um comentário