quinta-feira, 3 de março de 2011

Documentação Laboral e Comercial

15.09.10 – 21.10.10
25 h
Formador: Helena Nunes
Método de avaliação: realização de 4 trabalhos individuais


Objectivo: Utilizar documentação específica do sector no desempenho da actividade profissional

Em virtude de ser licenciado em Direito e tendo obrigatoriamente dado as cadeiras de Direito do Trabalho e Direito Comercial, o conteúdo deste módulo tornou-se de mais fácil assimilação.

Confesso que não é das minhas matérias preferidas, porém e no que ao Direito do Trabalho diz respeito, é de extrema importância, e ter um conhecimento ainda que em termos gerais, será sempre uma mais valia pois estamos pura e simplesmente a tomar conhecimento dos nossos direitos e deveres enquanto trabalhadores ou empregadores.

Esse foi aliás o tema de inicio do módulo, saber as obrigações do trabalhador independente e por conta de outrém em termos de segurança social e finanças, o porquê de se criar uma empresa (não só o de obter mais valias/lucros, mas também prestar um serviço à comunidade e criar emprego), os passos necessários para a sua criação e tipos de empresa existentes; sobre esta matéria incidiu o nosso primeiro trabalho, consistindo num questionário de aplicação de conhecimentos, onde foi necessário consultar o Código do Trabalho. De referir que todos os trabalhos foram realizados em suporte informático utilizando os Pc’s do Centro, pois a formadora assim fez questão; foi não só uma forma de ver os resultados na hora e saber se de facto estavámos a compreender a matéria, como também reduzir a utilização de papel ao minimo indispensável.

Um dos trabalhos que considerei interessante foi o da realização de um Orçamento Doméstico, que consistiu em sabermos gerir as nossas próprias contas mensalmente, por forma a, se possível, conseguirmos um saldo positivo para o mês seguinte. Por regra e para quem tem casa própria, não constitui novidade a realização deste trabalho, tendo dado azo à nossa imaginação, pois no campo do salário, todos nós disparámos os valores! Assim, apesar das despesas, lá conseguimos que sobrasse algum no fim do mês.

Os restantes trabalhos consistiram em elaborar um Mapa de Tesouraria e um Organograma de uma empresa.

Para quem decidir abrir o seu Restaurante ou um negócio similar, fica já com alguns conhecimentos válidos sobre como o fazer. Não basta apenas abrir por gosto; ainda que nalguns casos o lucro não seja o objectivo principal (dificilmente não o será) tem de tomar consciência que vários factores estão em jogo, como pagar a fornecedores, trabalhadores e sobretudo os impostos ao Estado. Quem decidir ser trabalhador por conta de outrém, fica com um conhecimento mais aprofundado dos seus direitos e deveres.
Gostei bastante deste módulo, pois no fundo foi um relembrar do que já tinha aprendido a alguns anos atrás, e é bom saber que, apesar do tempo, os conhecimentos permanecem mesmo estando adormecidos.

Trabalho 1: Aplicação de Conhecimentos
Trabalho 2: Orçamento Doméstico
Trabalho 3: Mapa Tesouraria
Trabalho 4: Organograma de uma Empresa

Sem comentários:

Enviar um comentário