quinta-feira, 3 de março de 2011

Portfólio Reflexivo de Aprendizagem - PRA

09.03.10 – 17.04.11
74 h
Mediadora: Joana Oliveira

Em 9 de Março de 2010 tem inicio o curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria no CFPSA da Pontinha, data há muito esperada. Foi uma sensação boa, embora  estranha, voltar a estar numa sala de aulas, relembrar o ambiente de escola e ver as caras daqueles que vieram a ser os meus colegas ao longo de 14 meses, agora já na recta final.
O acolhimento foi feito pela nossa mediadora de curso, a Joana Oliveira, que logo nos informou do seu papel dentro do Centro, que é o de referência, o de estabelecer a ponte entre nós e aquele, assim como tratar de tudo o que está relacionado com o curso, desde organizar os módulos a serem dados, os horários, informar-nos do nº de faltas dadas, dos subsídios de almoço e transporte a que temos direito, das fardas que utilizamos nas aulas práticas, apenas para citar alguns exemplos. Foi-nos inclusive entregue uma pasta com material de estudo, destacando-se o manual de acolhimento e o regulamento do formando, onde tomámos contacto com a história do Centro bem como dos direitos e deveres dos formandos.
Fomos informados do código da nossa turma, o 10.CP.01.001, e de que esta seria uma turma especial no sentido de ser constituida por formandos com o nível secundário completo e, em alguns casos, com o nível superior. Cada um de nós fez uma breve apresentação sobre si e das suas vivências pessoais e profissionais e de seguida fomos igualmente informados de que ao longo do curso teriamos de efectuar obrigatoriamente um Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA), que basicamente será o reflexo do nosso percurso dentro do Centro, a ponte entre aprender e viver, uma reflexão sobre as nossas aprendizagens.
Actualmente este módulo continua a decorrer, e sempre que nos encontramos debatemos assuntos de interesse geral da turma, como o aproveitamento da mesma, qual o feedback do nossos formadores, a situação das faltas, o andamento do PRA, e , neste momento, as nossas expectativas face ao estágio que se aproxima.
Tivemos também a oportunidade de com a nossa mediadora realizar duas visitas de estudo, a primeira à Fábrica dos Pastéis de Belém e a segunda à Euroskills que decorreu em Dezembro de 2010 no Parque das Nações em Lisboa. Mais à frente este assunto será aprofundado no campo visitas de estudo.
Sobre a nossa mediadora apenas tenho a dizer que tivemos muita sorte, pois para além de ser uma pessoa bastante responsável, decidida, que zela pelos nossos interesses e que nos chama a atenção quando necessário, é também bastante simpática e divertida, tendo-o já demonstrado em várias ocasiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário