Pastelaria

Módulos

Prep. Massas Cake, Folhados, Bolos Secos e Massas de Forrar 01.04.10 – 07.05.10 (50 h)
Formador: Filipe Gameiro

Confecção Cremes e Recheios 10.05.10 – 27.05.10 (25 h)
Formador: Filipe Gameiro

Confecção Bolos 31.05.10 – 25.06.10 (50 h)
Formador: Filipe Gameiro

Confecção Pastéis, Queijadas, Tartes 25.06.10 – 23.07.10 (50 h)
Formador: Filipe Gameiro

Confecção Massas Cozidas 23.07.10 – 10.09.10 (25 h)
Formador: Filipe Gameiro

Confecção Bolos e Doces Regionais 21.07.10 – 28.09.10 (50 h)
Formador: Acácio Martins

Confecção de Sobremesas PP 06.10.10 – 14.10.10 (25 h)
Formador: Acácio Martins

Confecção Gelados e Sobremesas 19.10.10 – 29.10.10 (25 h)
Formador: Acácio Martins

Confecção Peças Artísticas 15.02.11 – 09.03.11 (50 h)
Formador: Manuel Hipólito

Confecção Sobremesas Fruta 24.02.11 – 03.03.11 (25 h)
Formador: Acácio Martins

A componente prática mais “doce” teve inicio a 1 de Abril de 2010, por coincidência, o dia das mentiras, sendo nosso formador o Filipe Gameiro; menos brincalhão e mais reservado, colocou-nos de imediato a trabalhar, o que nos agradou bastante. Porém, no decurso da formação por si dada, e por motivos profissionais que levaram à sua saída para integrar outro projecto, os módulos restantes foram dados pelo Acácio Martins, nosso formador em Panificação. O módulo Confecção de Peças Artísticas, devido à sua especificidade foi dado pelo formador Manuel Hipólito.

A pastelaria tal como a cozinha, é uma arte que se vai aperfeiçoando ao longo do tempo, exigindo muita prática, paciência, técnica e, naturalmente, dedicação.

Também aqui aprendemos termos próprios de Pastelaria: abrir estanca (ao colocar na bancada a quantidade exigida de farinha, abrir um buraco no meio e colocar os ingredientes como água, sal, fermento, raspa e/ou sumo), patão (depois da massa trabalhada e descansada, com o rolo abrir a massa no sentido dos pontos cardeais, colocar a margarina e fechar a massa, sendo que o fecho final deve ficar na nossa direcção), volta simples (depois de estendida a massa no sentido do seu comprimento, uma das extremidadas é dobrada para dentro ocupando 1/3 da massa e a outra extremidade igualmente dobrada para dentro, sobrepondo-se àquela) e volta em livro (depois de estendida a massa no sentido do seu comprimento, cada extremidade é dobrada para dentro unindo-se ao meio e depois uma das extremidades é dobrada para cima da outra, como se fechasse um livro) são alguns deles.

A pastelaria por nós confeccionada foi  bastante variada, indo desde a Bolacha Francesa, Húngara, Areias de Cascais, ao tão esperado Pastel de Nata, Folhado Francês (para as Parras, Delicias Folhadas, Travesseiros, Russos e Mil Folhas), Bolo de Arroz, Queques, Guardanapos e Tortas de Azeitão, passando pela Tarte de Limão Merengada (um sucesso lá em casa), Pão de Ló Simples e de Alfeizerão, Floresta Negra, Bolo Mármore, Inglês, Paris-Brest, à Pâte-a Choux para fazer os Rins, Éclairs, Ducheses e Profiteroles. Muitos outros ficam por indicar.

Dos produtos em que senti mais dificuldade de confecção destaco o Croissant, pois alturas houve em que não sairam muito bem, fosse pelo tamanho, tempo insuficiente na estufa ou massa demasiado trabalhada. Sempre que faço, o resultado permanece uma incógnita, mas não desisto.

Daqueles em que senti mais à vontade a confeccionar, destaco o Pastel de Nata e os Palmieres Simples e Recheados com creme de ovos ou creme pasteleiro. Gostei sobretudo de confeccionar Fios de Ovos. Não sendo complicado, é no entanto trabalhoso.

A confecção de gelados foi de pouca duração, mas valeu ser saborosa!

Gostei particularmente do módulo Confecção de Peças Artísticas dado pelo formador Manuel Hipólito, que é de facto, um verdadeiro artista. Foram várias as peças que confecionámos em chocopan, e foi surpreendente verificar que todos nós, cada um à sua maneira, nos revelámos uns artistas. A nossa colega Dora chegou a caricaturar-me ao estilo de South Park. Ficou muito engraçado, eu fardado e com o meu colete castanho que usei este Inverno e de folhas na mão; sim, tenho sempre folhas para entregar ao pessoal!

Considero que aqueles que decidirem seguir a Pastelaria estão bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Confesso que não pensei vir a gostar tanto de Pastelaria, e de que ainda balancei relativamente ao rumo a tomar. Hoje não tenho dúvidas de que é a Cozinha, porém, o bichinho ficou e não há de sair.

O curso vai finalizar dia 9 de Maio de 2011, precisamente com a prova de Pastelaria. Espero sinceramente que tudo corra pelo melhor, que a massa do que quer que seja fique boa, e que fechemos este período de 14 meses com chave d’ouro, pois bem merecemos.

Ficam algumas das inúmeras fotos tiradas.