quinta-feira, 3 de março de 2011

Comunicação Interpessoal

09.03.10 – 09.04.10
25 h
Formador: Raúl Santos
Método de avaliação: realização de 1 trabalho individual


Objectivo: Comunicar com diferentes interlocutores

Este foi o nosso primeiro módulo teórico e a primeira pergunta após as apresentações, foi pura e simplesmente a de saber o que entendiamos por comunicação e os elementos que a compõem. Esta é daquelas que nos ficam quando aprendemos na escola, há muito, muito tempo, de modo que entre todos, acertámos. A relembrar: o emissor, o receptor, o canal, a mensagem e o código.

Em virtude do seu conteúdo, este módulo foi bastante prático, implicando o envolvimento de toda a turma por forma a atingir o seguinte objectivo: permitir um conhecimentos dos membros do grupo e levar cada membro a uma maior percepção das suas formas habituais de resposta em grupo e à identificação de comportamentos alternativos. Em suma, comunicarmos entre nós.

A comunicação para o Homem, enquanto ser social, é tão natural como o ar que respiramos, pelo que escusado será apontar a relevância de que se reveste; a questão que se coloca é a de saber se somos bons comunicadores e se nos fazemos compreender pela outra parte, devido à existência de barreiras criadas por nós ou alheias à nossa vontade.

Dado ter trabalhado vários anos como assistente especializado de apoio ao cliente, muitas das coisas dadas no módulo já eram do meu conhecimento, sobretudo o que se deve e não deve dizer ao cliente. Assim, é fundamental tratá-lo pelo nome, ouvi-lo, ser cortês, mostrar segurança e confiança e evitar expressões agressivas, de dúvida e, sobretudo, negativas.

Considerei importante saber como construir um serviço de qualidade na restauração, pois não basta um bom atendimento e uma boa apresentação dos antendedores; pesam sobretudo o local de atendimento, o seu aspecto e a sua limpeza, pois na prática tudo começa e acaba no atendimento e este para ser bom pressupõe que todos trabalhem em conjunto.

Conforme indicado, este módulo exigiu que os formandos trabalhassem em grupo, pois foram-nos dados a resolver problemas que desafiavam o raciocinio sequencial; lamento informar que o meu grupo falhou todos os problemas de um exercicio, mas salvámos a honra tendo posteriormente resolvido com sucesso esse mesmo exercicio.

Tivemos também a oportunidade de assistir nas aulas ao filme O Nome da Rosa, baseado no livro de Umberto Eco; já tinha assistido a este filme algumas vezes, mas sempre que o revejo aparece um ou vários detalhes que não tinha notado antes. Para mim será sempre um policial medieval, mas no contexto da comunicação, retirámos a ilação de que a Igreja na Idade Média teria tido apenas a preocupação de conservar, repetir e defender o que a humanidade tinha aprendido, não dando valor nem permitindo a investigação e o desenvolvimento intelectual, e assim, o saber tornava-se o apanágio de um grupo que através do seu controle, dominava a sociedade ignorante.

Para concluir, foi-nos solicitado que como método avaliativo realizássemos individualmente um trabalho sobre a comunicação; escolhi o tema Comunicação Visual, breve resenha histórica, onde foram efetuadas reflexões sobre a comunicação em termos visuais ao longo da História.

A importância deste módulo é mais uma vez acentuada pelo facto de termos adquirido conhecimentos que nos permitem sermos cada vez mais e melhor comunicadores em termos pessoais e profissionais. 

Trabalho: A Comunicação Visual

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