quinta-feira, 3 de março de 2011

Liderança e Gestão de Equipas

14.10.10 – 21.12.10
50 h
Formador: Raúl Santos
Método de avaliação: realização de 1 trabalho individual


Objectivo: Organizar e gerir equipas de trabalho

À semelhança do módulo Comunicação Interpessoal, também o módulo Liderança e Gestão de Equipas se caracterizou pelo seu lado prático, envolvendo a participação da turma com muito mais intensidade, pois o nosso formador quis até ao último momento que um de nós se destacasse como líder da turma; tal não aconteceu uma vez que vários formandos, cada um com as suas diferenças, demonstraram serem potenciais líderes ou, quem sabe, já o serem mas desconhecerem; outro motivo foi o facto de, e de acordo com um teste realizado, a turma ter ainda aspectos a melhorar para se classificar como grupo per se. Ficarão no ar as seguintes perguntas: será que a turma tem interesse em ser um grupo liderado por uma pessoa? Será que neste momento é relevante? Precisamos de um líder? Os grupos nascem e morrem, não estará este já na fase final? Quando chegarmos ao fim, não será natural ou óbvio o grupo extinguir-se?

Logo ao inicio, a turma foi dividida em pequenos grupos que se mantiveram ao longo da duração do módulo, sendo cada um deles representado por um formando designado como seu orador. Quanto aos exercicios dados para análise, uns consistiram em nos autodiagnosticarmos, por forma a conhecermos o tipo de atitude comportamental que nos caracteriza melhor; a saber: passiva, agressiva, manipuladora e/ou assertiva; outros, pressuporam a discussão e troca de ideias, opiniões, tendo o orador a palavra final; o objectivo consistiu em pôr de acordo os vários grupos, apresentando argumentos lógicos, práticos e razoáveis, tentando-se evitar a tomada de decisões pela maioria, prevalencendo a unanimidade. Nem sempre isso aconteceu, pois o que cada grupo pretendeu foi que a sua decisão prevalecesse sobre as restantes; não sendo possível, tornou-se mais dificil a união do grupo e a liderança.

Para que percebessemos melhor o significado de trabalho em grupo, gerir equipas e liderar, visualizámos quatro filmes sobre o assunto: Invictus, Twelve Angry Men, Madagáscar e A Marcha dos Pinguins. Cada um deles à sua maneira demonstrou o que é gerir e liderar equipas. A ideia que retirei de cada um deles e prendendo-se com a importância do módulo, é a de que o comportamento de cada pessoa é fundamental, sendo ideal o comportamento assertivo, pois é aquele que tem a capacidade de desenvolver e manter relacionamentos bem sucedidos com outras pessoas baseados na abertura, confiança, coerência e na capacidade de saber ouvir os outros.

Sendo o trabalho em grupo melhor que o individual, desde que as relações entre os seus membros sejam equilibradas, exista acordo quanto à tarefa a desempenhar, bem como vontade e capacidade de colaboração de todos os elementos, torna-se imprescindivel a figura do líder, o timoneiro do barco que é o grupo. O líder terá de ter a capacidade e a habilidade de motivar e influenciar o grupo de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objectivos.

No final do módulo tivemos de apresentar um trabalho sobre liderança e gestão de equipas, seguindo como referência os filmes. Pessoalmente segui outra direcção, baseando-me nos apontamentos dados e numa narrativa por mim inventada, tendo sido elogiado pelo nosso formador, o que muito apreciei.

No nosso futuro enquanto profissionais de cozinha/pastelaria, proporcionando-se a possibilidade de ocupar um cargo que envolva ter uma equipa de pessoas sob a nossa orientação, quer tenhamos o nosso próprio negócio ou não, com o que aqui aprendemos tornar-se-à mais fácil cumprir com essa tarefa, e irmos sempre mais longe. Só dependerá de nós.

Trabalho: Liderança e Gestão de Equipas


Sem comentários:

Enviar um comentário